Hoje, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre os diferentes materiais usados nos copos de liquidificador e como eles podem tornar a sua experiência na cozinha ainda melhor.
Para começar a nossa jornada, vamos explorar os diferentes tipos de materiais que encontramos no mercado e como eles se destacam. Durante uma conversa com nosso engenheiro de desenvolvimento de produto, Gerhard Jahn Ferreira, ele nos explicou detalhes sobre os vários materiais usados na fabricação dos copos de liquidificadores.
Conhecido pela sua transparência e resistência, o vidro é uma opção clássica. Gerhard nos conta que, “o vidro é uma cerâmica, de alta dureza e ao mesmo tempo frágil. É um bom componente para contato com alimentos por não promover contaminação”. É uma escolha segura, de fácil limpeza e sem influência na temperatura do seu preparo.
Com a vantagem de ser resistente à corrosão devido à alta presença de cromo em sua composição, o aço inox se destaca pela sua robustez. De acordo com nosso especialista, o inox “é resistente e não contaminante”, ideal para manter a qualidade dos seus alimentos.
O SAN é um copolímero transparente, que a Britânia utiliza para fazer copos de liquidificadores por sua resistência química. Gerhard explica que este material é “geralmente usado para aproveitar as propriedades de transparência e contato com alimentos”.
Outro material que a Britânia utiliza em seus copos de liquidificador é o polipropileno. Gerhard nos conta que este “é um termoplástico, bem comum em embalagens para alimentos. É um material com baixo custo e tem uma boa resistência mecânica à tração”.
Quando questionado sobre o uso dos materiais em contato com o calor, como a água fervente, Gerhard é categórico: “Não é recomendável expor esses materiais a fontes de calor. Água em estado de fervura não é recomendado para nenhum desses materiais”. Então, tome cuidado com as altas temperaturas para evitar a deformação do seu copo de liquidificador.
Também falamos sobre segurança alimentar, um assunto muito importante. Segundo nosso engenheiro, os copos de liquidificadores da Britânia “não liberam substâncias nocivas à saúde” quando entram em contato com o calor, desde que usados dentro dos limites de resistência térmica.
Quanto às certificações, Gerhard nos informou que “o copo em si não possui um certificado exclusivo, o produto completo sim. A certificação engloba vários aspectos do produto, como questões de funcionamento, aspectos físicos, estrutura, segurança, eficiência etc”.
Esperamos que este guia tenha te ajudado a entender melhor os diferentes materiais dos copos de liquidificador e como escolher o melhor para suas necessidades. A Britânia está sempre aqui para te auxiliar a tornar sua experiência na cozinha mais fácil, prática e divertida, para você britaniar à vontade!